Marcílio Barenco participa do lançamento de livro sob coordenação de Edilene Lôbo

Na manhã de hoje, 9, o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, marcou presença no lançamento do livro “Encruzilhadas: Tecno-Oligarquias, Democracia e Ameaça Ambiental”, de autoria da Advogada Edilene Lôbo; Durval Ângelo, Presidente do TCE-MG; Jorge Messias, Advogado-Geral da União (AGU); e Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A coordenação também é de Edilene Lôbo.

IMG 20250909 WA0006Marcílio Barenco (à esquerda) e autoridades no lançamento do livro “Encruzilhadas: Tecno-Oligarquias, Democracia e Ameaça Ambiental”. Foto: Acervo pessoal.

Na ocasião, Barenco destacou a importância da ética, do consenso e da reflexão crítica sobre os impactos das tecnologias na sociedade contemporânea. Para ele, o livro oferece subsídios essenciais para a compreensão dos riscos de concentração de poder e da necessidade de políticas públicas que promovam inclusão digital e proteção dos direitos fundamentais.

A obra “Encruzilhadas” propõe uma análise crítica e racional sobre a “ultratecnologização” da vida e os desafios para as presentes e futuras gerações, retratando o paradoxo entre inovação e proteção da experiência humana como direito à realidade sem distorções.