Projeto liderado por 2º Diretor Executivo da Ampcon vence prêmio nacional de integridade  

A iniciativa mapeia R$ 264 bilhões em contratações públicas com o uso de inteligência artificial_________________________________________________________

Um projeto liderado pelo 2º Diretor Executivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Paraná, Gabriel Léger, foi vencedor da categoria “Tecnologia e Inovação” do 5º Prêmio Inac de Integridade, maior reconhecimento nacional voltado à promoção da ética no setor público. O resultado foi anunciado na última segunda-feira, 16, em cerimônia realizada no Theatro Municipal de São Paulo.

WhatsApp_Image_2025-06-17_at_11.09.06.jpegO 2º Diretor Executivo da Ampcon e Procurador-Geral do MPC-PR, Gabriel Guy Léger. Acervo pessoal.

Intitulado “Promoção da Integridade e Combate à Corrupção no Estado do Paraná: Empresas Sancionadas”, o projeto foi desenvolvido por Léger em conjunto com a Diretora-Geral do MPC-PR, Barbara Krysttal Motta Almeida Reis, e alia inteligência artificial, automação e cruzamento de dados em larga escala para identificar empresas que foram sancionadas por práticas ilícitas, mas continuam firmando contratos com a Administração Pública.

Entre 2021 e 2024, a equipe do MPC-PR monitorou mais de R$ 264 bilhões em contratos celebrados nos 399 Municípios do Estado. Foram utilizados cerca de 40 robôs inteligentes e técnicas avançadas de machine learning para analisar e correlacionar os dados. O resultado é um banco robusto de informações que pode subsidiar a atuação de gestores públicos e órgãos de controle, promovendo decisões mais seguras e reforçando o compromisso com a legalidade.

Durante a solenidade de premiação, Gabriel Guy Léger destacou o potencial de replicação da iniciativa em outros Estados brasileiros:

“É a primeira vez que um Ministério Público de Contas, que atua exclusivamente junto aos Tribunais de Contas, recebe essa premiação. Fico muito feliz com esse projeto, que já está em execução e é replicável em todo o país. Espero que ele inspire colegas do MP de Contas e dos Tribunais a atuarem de forma cada vez mais efetiva na prevenção e no combate à corrupção.”

Mais do que um projeto premiado, trata-se de um marco institucional para a Ampcon, que reafirma seu papel de articulação estratégica entre os Ministérios Públicos de Contas, incentivando ações coordenadas e inovadoras para o fortalecimento da governança pública.

Alinhamento internacional e impacto sistêmico

A proposta integra um programa mais amplo de integridade do MPC-PR, com ações estruturadas e alinhadas a pactos internacionais, como a Convenção Interamericana contra a Corrupção (CICC), promovida pela OEA. Também está em consonância com a Agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — especialmente os ODS 8, 12, 16 e 17 —, reforçando o compromisso da instituição com uma atuação moderna, eficiente e conectada aos desafios globais.

Sobre o Prêmio Inac

O Prêmio Inac de Integridade foi criado em 2015 e reconhece anualmente projetos inovadores que promovem a ética e o combate à corrupção. A edição de 2025 celebrou os 10 anos do Instituto Não Aceito Corrupção (Inac) e contou com mais de 200 iniciativas inscritas em sete categorias, entre elas, Tecnologia e Inovação, Boas Práticas em Governança, Jornalismo Investigativo e Integridade no Esporte.

Fonte: https://www.mpc.pr.gov.br/index.php/5o-premio-inac-projeto-do-mpc-pr-conquista-1o-lugar-na-categoria-de-tecnologia-e-inovacao-do-maior-premio-nacional-de-combate-a-corrupcao/