Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (Encco) 2025

Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (Encco) 2025
Data de Início: 24.09.2025
Data de Fim: 27.09.2025
Local: Auditório do SEBRAE/AP, em Macapá
Link: https://irbcontas.org.br/hotsites/encco-2025/

Estão abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (Encco) 2025, que ocorrerá de 24 a 27 de setembro, no auditório do Sebrae/AP. O evento tem como tema central “Sustentabilidade e governança: para um futuro mais transparente e inclusivo” e reunirá representantes dos tribunais de contas, autoridades públicas, especialistas e membros da sociedade civil de todo o país.

As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis para servidores públicos, representantes de instituições, acadêmicos e interessados em governança e políticas públicas no link: https://irbcontas.org.br/hotsites/encco-2025/

O Encco é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social. O objetivo é fortalecer a atuação dos órgãos de controle, fomentar a transparência e incentivar práticas que promovam a integridade e a equidade na administração pública.

A programação do Encco 2025 contempla temas estratégicos e atuais da gestão pública, como: o controle público como instrumento de inovação e sustentabilidade; corregedoria preventiva como mecanismo de eficiência institucional; a transparência e o controle social na formulação e implementação de políticas públicas; o enfrentamento ao assédio moral e sexual no serviço público por meio das ouvidorias; compras públicas sustentáveis como vetor de desenvolvimento local e integridade como fundamento da boa governança.

Ao final do evento, será realizada a entrega de cartas de compromisso, notas técnicas e outros documentos técnicos, que servirão de referência para tribunais de contas e demais órgãos da administração pública, além de orientar ações da sociedade civil voltadas ao controle social.

O Encco 2025 conta com parceria nacional: Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom); Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON); Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC); Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon); Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). E também com parceiros estaduais como: Governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Sebrae.